/////////// Competição de Longas-metragens

Fabienne Morris

Após concluir seus estudos em Finanças e Direito em Paris, Fabienne se mudou para Bruxelas onde trabalhou como freelancer em Direção de Produção. Ingressou no FIDMarseille em 2003 como coordenadora de programação. Em 2009, criou o FIDLab, uma plataforma do festival para coprodução internacional, que codirige com Rebecca De Pas. Fabienne é regularmente convidada para festivais e mercados de coprodução. Há seis anos participa da seleção de projetos do Doc Station da Berlinale Talents, além de ser orientadora de um fundo regional de filmes na França.

Irandhir Santos

Irandhir Santos, nascido na cidade de Barreiros, Pernambuco, é um ator reconhecido, sobretudo, por suas atuações no cinema nacional. Ele conquistou mais de vinte prêmios ao longo da carreira, a atuação no filme “Febre do Rato”, de Claudio Assis, concedeu a Irandhir o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Paulínia, pelo trabalho em “Tatuagem”, de Hilton Lacerda, conquistou o Kikito de Ouro de Melhor Ator no Festival de Gramado. O ator também esteve no elenco dos aclamados longas pernambucanos “Viajo porque preciso, volto porque te amo”, “Baixio das bestas”, “O Som ao Redor”, “Cinema, Aspirinas e Urubus” e “Aquarius”. Na TV, atuou nas minisséries da TV Globo, “A Pedra do Reino”, (direção de Luiz Fernando Carvalho, e, em “Amores Roubados”, sob direção de José Luiz Villamarim. Recentemente, atuou na novela Velho Chico, dirigida também por Luiz Fernando Carvalho.

Paulo de Carvalho

É diretor artístico do Festival Cinelatino, fórum importante para a divulgação do cinema latinoamericano e espanhol na Alemanha. Foi delegado para filmes da America Latina e Espanha em diversos festivais internacionais, como para a Quinzaine dos Realizadores de Cannes, Dok Leipzig e Festival de Locarno, onde foi também membro do comitê de seleção. Através da produtora Autentika Films (Berlin), têm realizado diversas coproduções com países latinoamericanos, como por exemplo os filmes Post Mortem de Pablo Larraín (Chile), Antes o Tempo Não Acabava de Sérgio Andrade e Fábio Baldo (Brasil), NN de Héctor Gálvez (Peru). Nos últimos anos, foi tutor nos programas da Berlinale (Berlinale Residency e Talent Projects). Desde 2010, participa da organização do Brasil CineMundi, Encontro Internacional de Coprodução de Belo Horizonte.

/////////// Competição de Curtas Brasileiros

Carol Almeida

Jornalista cultural, crítica de cinema e atualmente aluna doutoranda do programa de pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco com foco na relação Cinema e Cidades. Publica no site www.foradequadro.com e escreve esporadicamente sobre cinema para diversos meios de comunicação do Brasil.

Nathan Reneaud

Jornalista de cinema (Slate, Rockyrama, Soap) e programador do Festival International du Film Indépendant de Bordeaux, Nathan Reneaud é co-fundador do Accréds.fr, um site francês dedicado a festivais de cinema. Está atualmente trabalhando em um livro sobre o amor para a Les Presses Universitaires de France.

Pedro Marum

Pedro Marum vive em trânsito por várias cidades, participando em vários projetos como artista e curador. É membro fundador da Rabbit Hole, sediada em Lisboa, uma plataforma artística e coletivo de criação, experimentação e curadoria, tendo exibido a nível nacional e internacional. Entre 2010 e 2015 foi produtor e programador do Festival Queer Lisboa, assim como co-curador da secção Queer Focus, em conjunto com Ricke Merighi, um programa de investigação e desconstrução do termo “queer” através da exibição de filmes, instalações e performances. Participou como júri e curador convidado em festivais internacionais de cinema em Roterdão, Berlim, Hamburgo, Tel Aviv, Ramallah e Viena.

/////////// Competição Internacional de Curtas

Marisa Merlo

Graduada em cinema pela Faculdade de Artes do Paraná/Curitiba, atualmente vive em Belo Horizonte. Foi, entre 2007 e 2016, sócia da empresa Grafo Audiovisual, onde atuou como produtora executiva dos filmes da casa, dentre eles os longas-metragens ‘Para minha amada morta’ (2015) e ‘A gente’ (2013), a série de TV ‘Nóis por nóis’ (2017) e os curtas-metragens ‘O estacionamento’ (2016), ‘Tarântula’ (2015), ‘Pátio’ (2013), ‘A fábrica’ (2011) e ‘Vidas deslocadas’ (2010). É idealizadora do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, onde atua como diretora, programadora e produtora desde sua primeira edição, em 2012. Como programadora/curadora também integrou a equipe de seleção de curtas e médias-metragens do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2016) e foi uma das curadoras da mostra Com Mulheres do 7º Cachoeira Doc (2016).

Victor Guimarães

Crítico, professor e programador. Escreve na revista Cinética desde 2012 e colaborou com revistas como Lumière (Espanha), La Furia Umana (Itália), Senses of Cinema (Austrália) e Desistfilm (Peru). Co-programador do Cineclube Comum, integrou comissões de seleção no FestCurtasBH e no forumdoc.bh e foi curador das mostras Políticas do Cinema Moderno e Sabotadores da Indústria I e II (Sesc Palladium/BH) e Argentina Rebelde (Caixa Cultural/RJ). Foi professor de cinema no Centro Universitário UNA (BH) e na Universidade Positivo (Curitiba). É doutorando em Comunicação Social pela UFMG.

Mariana Lacerda

Mariana Lacerda é documentarista. Formada em jornalismo, é mestre e História da Ciência pela PUC-SP. Escreveu e dirigiu os filmes de curta duração Menino-aranha (2008/2009), A Vida Noturna das Igrejas de Olinda (2012), Pausas Silenciosas (2013), Baleia Magic Park (2016) e Deserto (2016, apara Aparelhamento, Ocupação Funarte/SP). Diretora da série documental para TV Expresso (Cine Brasil TV), com direção geral de Hilton Lacerda. Autora do livro Olinda (Cinemascópio/Bebinho Salgado 45). Está finalizando seu primeiro longa-metragem, o documentário Gyuri, selecionado pelo Rumos Itaú Cultural (2015/2016). Direção da série documental para TV intitulada Histórias de Fantasmas Verdadeiros para Crianças, trabalho atualmente desenvolvido no Núcleo Criativo Cinemascópio, Recife (2016).

Competição de Longas
Clássicos do Janela Vol. 7
Janela Crítica
Credenciamento de Imprensa
Competição de Curtas Brasileiros
Sessões Especiais
Programa Rabbit Hole
Encontros e Mesas