Relação de filmes

COMPETIÇÃO DE LONGAS

A fábrica de nada / The nothing factory (Pedro Pinho, Portugal, 2017, DCP)
A noite / The night / La noche (Edgardo Castro, Argentina, 2016, DCP) – première brasileira
As boas maneiras / Good manners (Juliana Rojas e Marco Dutra, Brasil/França, 2017, DCP)
Baronesa (Juliana Antunes, Brasil, 2017,DCP)
Era uma vez Brasília / Once it was Brazilia (Adirley Queirós, Brasil/Portugal, 2017, DCP)
Jovem mulher / Montparnasse Bienvenue / Jeune femme (Léonor Serraille, França, 2017, DCP)
O gênero / The genre (Klim Kozinsky, Rússia, 2017, DCP) – première brasileira
O peixe / The fish / El pez (Martin Verdet, França/Mexico, 2017, DCP) – première brasileira
Que o verão nunca mais volte / Let the summer never come again /  ნეტავ აღარასდროს მოვიდეს ზაფხული (Alexandre Koberidze, Geórgia/Alemanha, 2017, DCP) – première brasileira
Verão 1993 / Summer 1993 / Estiu 1993 (Carla Simón, Catalunha/Espanha, 2017, DCP)

COMPETIÇÃO DE CURTAS

CURTAS BRASILEIROS

A barca do sol / The boat of the sun (MG),d de Leonardo Amaral
As melhores noites de Veroni / The best nights of Veroni (AL), de Ulisses Arthur
A passagem do cometa / The passage of the comet (SP), de Juliana Rojas
Borá (RJ), Angelo Defante
Cachorro / Dog (SP), de Gustavo Vinagre
Deus / God (RS/SP), de Vinícius Silva
Experimentando o vermelho em dilúvio II / Experiencing the flooding red II (RJ), de Michelle Mattiuzzi
Filme-catástrofe / Disaster film (SP), de Gustavo Vinagre
Filme de rua / Street movie (MG), de Joanna Ladeira, Paula Kimo, Zi Reis, Ed Marte, Guilherme Fernandes, Daniel Carneiro
Nada / Nothing (MG), de Gabriel Martins
O olho e o espírito / The eye and the spirit (PE), de Amanda Beça
O peixe / The fish (PE), de Jonathas de Andrade
Pele suja, minha carne / Dirty skin (RJ), Bruno Ribeiro
Rei / King (RJ), de Alfreu França
Retratos para você / Portraits for you (SP), de Pedro Nishi
Terremoto Santo / Holy Tremor (PE), de Barbara Wagner e Benjamin de Burca
Torre / Tower (SP), de Nadia Magolini
Travessia (RJ), de Safira Moreira
Vando vulgo vedita (CE), de Andréia Pires e Leonardo Mouramateus

CURTAS INTERNACIONAIS

Armageddon 2 (CUB), de Corey Hughes
Borderhole (MEX/EUA/COL), de Amber Bemak e Nadia Granados
Cipka / Pussy / Periquita (POL), de Renata Gasiorowska
Coelho mau / Bad bunny (POR), de Carlos Conceição
Employee of the month / Empregado do mês (PHI/SIN), de Carlo Francisco Manatad
Everything / Tudo (EUA/IRL), de David O’Reilly
Green screen gringo / Gringo da tela verde (HOL/BRA), de Douwe Dijkstra
Impossible figures and other stories II / Figuras impossíveis e outras histórias II (POL), de Marta Pajek
Jeunes hommes à la fenetre/ Jovens homens na janela / Young men at their window (FRA), de Loukianos Moshonas
Keep that dream burning / Deixe esse sonho arder (AUS/ALE), de Rainer Kohlberger
La Bouche (FRA), de Camilo Restrepo
Meryem (HOL), de Reber Dosky
Nyo Vweta Nafta (POR/MOZ), de Ico Costa
Os humores artificiais / The artificial humors (POR), de Gabriel Abrantes
Poke (FRA), de Mareike Engelhardt
Refugee’s welcome / Refugiados bem-vindos (ALE/ESP), de Bruce LaBruce
Superbia (HUN/CZE/SVK), de Luca Toth
The rabbit hunt / A caça ao coelho (EUA/HUN), de Patrick Bresnan
Tudo o que imagino / All I imagine (POR), de Leonor Noivo

SESSÕES ESPECIAIS

66 cinemas / 66 kinos (Philipp Hartmann, Alemanha, 2016, DCP)
120 batimentos por minutos / 120 battements par minute (Robin Campillo, França, 2017, DCP)
A moça do calendário / My calendar girl (Helena Ignez, Brasil/SP, 2017, DCP)
A trama / L’atelier (Laurent Cantet, França, 2017, DCP)
Açúcar (Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, Brasil/PE, 2017, DCP)
Arábia / Araby (Affonso Uchoa e João Dumans, Brasil/MG, 2017, DCP)
Camocim (Quentin Delaroche, Brasil/PE, 2017, DCP)
Cinema, aspirinas e urubus / Cinema, aspirins and vultures (Marcelo Gomes, Brasil/PE, 2005, DCP)
Em nome da América / In the name of America (Fernando Weller, Brasil/PE, 2017, DCP)
Série: Fãtásticos (work in progress) / Piloto: Mancupium (André Pinto e Henrique Spencer, Brasil/PE, 2017, DCP)
Gabriel e a montanha / Gabriel and the mountain (Fellipe Gamarano Barbosa, Brasil/França, 2017, DCP)
Invisível / Invisible (Pablo Giorgelli, Argentina/Brasil/Uruguai/Alemanha/França, 2017, DCP)
Leona Assassina Vingativa 4 – Atrack em Paris (André Antônio e Paulo Colucci, Brasil/PE, 2017, DCP)
Me chame pelo seu nome / Call me by your name (Lucas Guadagnino, Itália/França/EUA/Brasil, 2017, DCP)
Modo de produção / Mode of production (Dea Ferraz, Brasil/PE, 2017, DCP)
Organismo / Broken body (Jeorge Pereira, Brasil/PE, 2017, DCP)
O animal cordial / Friendly beast (Gabriela Amaral Almeida, Brasil/SP, 2017, DCP)
O nó do diabo / The devil’s knot (Ramon Porto Mota, Gabriel Martins, Ian Abé e Jhésus Tribuzi, Brasil/PB, 2017, DCP)
Pela janela / A window to Rosália (Caroline Leone, Brasil/Argentina, 2017, DCP)
Prelúdio da fúria / Prelude to fury (Gilvan Barreto, Brasil/PE, 2017, DCP)
Todos os Paulos do mundo / All Paulos in the world (Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira, Brasil/RJ, 2017, DCP)
Vacancy (Matthias Müller, Alemanha, 1998, 16mm)
Vendo / Ouvindo / Watching / Listening (Lula Gonzaga e Fernando Spencer, Brasil/PE, 1972, DCP) (Sessão de Encerramento)

Curtas Brasil: 3 Maneiras de dizer não
De tanto olhar o céu gastei meus olhos / Buried sky (Nathália Tereza, Brasil/MS, 2017, DCP)
Fantasia de Índio / Ameridian tale (Manuela Andrade, Brasil/PE, 2017, DCP)
Primavera / Springtime (Fábio Ramalho, Brasil/PE, 2017, DCP)

LUCRECIA MARTEL

Filme de Abertura: Zama (Argentina/Espanha/França/Holanda/EUA/Brasil/México/Portugal/Líbano/Suíça, 2017, DCP)

O pântano / La ciénaga (Argentina/França/Espanha/Japão, 2001, DCP)
A menina santa / The holy girl / La niña santa (Argentina/Itália/Holanda/Espanha, 2004, 35mm)
A mulher sem cabeça / The headless woman / La mujer sin cabeza (Argentina/França/Itália/Espanha, 2008, DCP)

L.A. REBELLION: UM NOVO CINEMA NEGRO

LONGAS

As above, so below / Assim na terra como no céu (Larry Clark, 1973, 16mm)
Ashes and embers / Cinzas e brasas (Haile Gerima, 1982, DCP)
Bush Mama (Haile Gerima, 1979, 16mm)
Daughters of the dust / Filhas do pó (Julie Dash, 1993, DCP)
Killer of sheep / O matador de ovelhas (Charles Burnett, 1978, DCP)
My brother’s wedding / O casamento do meu irmão (Charles Burnett, 1983, DCP)
Passing through / Dando um rolê (Larry Clark, 1977, DCP)

CURTAS

Child of Resistance / Filha da resistência (Haile Gerima, 1972, 16mm)
Cycles / Ciclos (Zeinabu irene Davis, 1989, Digibeta)
Diary of an African Nun / Diário de uma freira africana (Julie Dash, 1977, Digibeta)
Illusions / Ilusões (Julie Dash, 1982, DCP)
Medea / Medeia (Ben Caldwell, 1974, Digibeta)
Rain / Chuva (Melvonna Ballenger, 1978, Digibeta)
Several Friends / Um bocado de amigos (Charles Burnett, 1969, DCP)
The Horse / O cavalo (Charles Burnett, 1973, DCP)
Ujamii Uhuru Schule / Community Freedom School / Escola da Liberdade da Comunidade (Don Amis, 1974, Digibeta)

CLÁSSICOS DO JANELA V. 8: HEROÍNAS

Aliens, o resgate / Aliens (James Cameron, EUA, 1986, DCP)
As lágrimas amargas de Petra von Kant / The bitter tears of Petra von Kant / Die bitteren Tränen der Petra von Kant (Rainer Werner Fassbinder, Alemanha, 1972, DCP)
Garota negra/A negra de… / Black girl / La noire de… (Ousmane Sembène, Senegal/França, 1966, DCP 4K)
Jeanne Dielman, 23, Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (Chantal Akerman, Bélgica, 1975, DCP)
O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante / The cook, the thief, his wife & her lover (Peter Greenaway, Inglaterra, 1989, DCP)
Pink flamingos (John Waters, EUA, 1972, 35mm)
Protéa (Victorin-Hippolyte Jasset, França, 1913, DCP)
Suspiria (Dario Argento, Itália, 1977, DCP 4K)
Tudo que o céu permite / All that heaven allows (Douglas Sirk, EUA, 1955, DCP)
Uma canta, a outra não / One sings, the other doesn’t / L’une chante, l’autre pas (Agnès Varda, França, 1977, DCP)
Vítor ou Vitória? / Victor/Victoria (Blake Edwards, EUA, 1982, em DCP)

SESSÕES ESPECIAIS

Contatos imediatos do terceiro grau / Close encounters of the third kind (Steven Spielberg, EUA, 1977, DCP 4K)
Vá e veja / Come and see / Idi i smotri (Elem Klimov, Rússia, 1985, DCP 4K)

PROGRAMAS CONVIDADOS

CACHAÇA CINEMA CLUBE

Etéia, a extraterrestre em sua aventura no Rio (Roberto Mauro, 1983, 35mm)

TOCA O TERROR

Curtas brasileiros:
Mar de monstro (Isabella Raposo, Brasil, 2017, DCP)
Casulos (Joel Caetano, Brasil, 2017, DCP)
ÁNDALE! (Petter Baiestorf, Brasil, 2017, DCP)
Ultima puella (Jota Bosco, Brasil, 2017, DCP)
Os enamorados (Claudio Ellovitch, Brasil, 2017, DCP)
Zornit (Marcello Trigo, Brasil, 2017, DCP)

CINÉLATINO – RENCONTRES DE TOULOUSE

Programa 1: Pequenas Historias da América Latina #2 (Recomendado para crianças a partir de 6 anos)
Caminho dos gigantes (Alois Di Leo, Brasil, 2016, DCP)
BA (Leandro Tadashi, Brasil, 2015, DCP)
Wuejia Nyi  (El camino del viento) (Diana Marcela Torres Llantén, Colombia, 2013, DCP)
Viaje a Marte (Juan Pablo Zaramella, Argentina, 2004, DCP)

Programa 2: Occitanie (14 anos)
After school knife fight (Caroline Poggi, Jonathan Vinel, França, 2017, DCP)
Les photographes (Aurélien Vernhes-Lermusiaux, França, 2015, DCP)
Contorsion (Ingrid Chikhaoui, França, 2013, DCP)
Belle Guelle (Emma Benestan, França, 2015, DCP)

Competição de Longas
Clássicos do X Janela
Janela Crítica
L.A. Rebellion
Competitiva de Curtas Brasileiros
Sessões Especiais
Lucrecia Martel
Competitiva de Curtas Internacionais
Aulas e mesas de debate
Cachaça Cinema Clube
Cinélatino Rencontres de Toulouse
Toca o Terror