A décima segunda edição do Janela Internacional de Cinema do Recife recebe de 23 a 28 de outubro inscrições gratuitas para a oficina Janela Crítica, atividade voltada a jovens críticos que desejam exercitar um olhar crítico para o cinema pela escrita. A oficina acontecerá de 4 a 10 de novembro e o festival será realizado de 6 a 10.

Nesta edição, a coordenação da oficina será feita pelo professor e realizador pernambucano André Antônio. Professor do curso de Fotografia da Unicap e doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, onde desenvolveu pesquisa sobre uma estética do artifício no cinema brasileiro contemporâneo, André é realizador de filmes junto ao coletivo de cinema Surto & Deslumbramento. Em 2015 estreou seu primeiro longa, “A Seita” e se prepara para filmar o segundo, “Salomé”.

A oficina irá selecionar seis pessoas e os participantes irão vivenciar a prática da crítica cinematográfica durante o festival. Em encontros com André Antônio, terão a chance de discutir os principais conceitos e correntes da crítica de cinema, os diversos formatos e abordagens da escrita crítica e diálogos entre a crítica e o cinema contemporâneo.

Os selecionados terão acesso gratuito à todas as sessões do Festival para produzir críticas que serão veiculadas no site do evento. Os participantes também irão integrar o júri especial Janela Crítica, divididos em três grupos, para eleger os melhores filmes nas categorias de curtas nacionais, curtas internacionais e longas.

INSCRIÇÕES

Para participar da seleção, é preciso preencher o formulário on-line. Também devem enviar uma crítica de até 2500 caracteres sobre um filme da sua escolha (seja curta ou longa, ficção ou documentário) e seus dados pessoais e curriculares como nome, idade, cidade, telefone, universidade (curso e periodização), conhecimento de línguas estrangeiras, endereço de blog ou site, caso tenha um. Os participantes precisam ter a partir de 18 anos, por questões de adequação de conteúdo.

Candidatos de qualquer lugar do Brasil poderão ser considerados, mas o evento não custeia a passagem e estada dos selecionados. As inscrições seguem até 28 de outubro. O resultado da seleção será divulgado até 31 de outubro.